Brasileiro

Brasileiro
Telefone: 0800 075 0010 (linhas interestaduais)
(73) 3261-8300

A empresa de transporte Brasileiro teve origem no ano de 1979 pelas mãos do seu fundador, Aluyr Tassizo Carletto. Desde então, a viação Brasileiro ampliou sua atuação, em especial com venda de passagens de ônibus para várias cidades do estado da Bahia, e possui sedes em Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Veracel.

A Brasileiro atualmente conta com um quadro em torno de 500 funcionários, possui mais de 200 ônibus e 50 agências para atendimento de aproximadamente 55 linhas. Entre suas principais rotas, a Brasileiro oferece passagens de ônibus para os trechos Porto Seguro x Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista x Porto Seguro, Nanuque-MG x Ilhéus-BA, entre outros. 

Natural do Espírito Santo, o fundador da Brasileiro, Aluyr Tassizo Carletto começou sua história no transporte de passageiros a partir da compra de três ônibus usados da empresa Expresso Guaratinga, no final da década de 70. Em 1980, ampliou o negócio com a aquisição de seis ônibus da então chamada Expresso Itamaraju. Em seguida, em 1981, passou a chamar sua empresa de Expresso Brasileiro operando nas linhas de Itamaraju/Água Limpa, Itamaraju/Guaratinga – via União e, logo em seguida, Cajuíta, Itamaraju/Jucuruçu, Itamaraju/Nova Alegria e São João da Prata. O próximo passo foi operar linhas urbanas em Eunápolis, por meio da empresa de transporte urbano Colatinense, para depois atender linhas com destino a Porto Seguro.

Em 1989, a empresa adquiriu a concessão das linhas da SULBA, passando a operar trechos rodoviários a partir de Eunápolis, com destino a cidades como Belmonte, Guaratinga, abrangendo também Itapebi, Cajuíta, Caiubi, Monte Alegre, Canavieiras, região de Itamaraju e outras linhas, ligando a Prado, Alcobaça, Caravelas e Teixeira de Freitas.