Chegando a Varginha
De ônibus: quem viaja de ônibus para Varginha desembarca no terminal rodoviário local, que fica a 2 km do centro da cidade. As principais viações que operam na rodoviária de Varginha são: Catarinense, Kaissara, Sampaio, Bragança, Util, Eucatur, Gardênia e Cometa. Porém, compra-se a passagem de ônibus de Três Corações para Varginha na Coutinho. A passagem de ônibus do Rio de Janeiro para Varginha e a passagem de Varginha para São Paulo estão entre as mais procuradas.
De avião: o viajante que optar pelo transporte aéreo irá desembarcar no
Aeroporto de Varginha – Major Brigadeiro Trompoesky, distante 5 km da região central da cidade. As companhias aéreas que voam para Varginha são:
GOL Linhas Aéreas, Latam e Azul Linhas Aéreas.
Caso a preferência seja desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confis, existe a possibilidade de seguir para Varginha de Blablacar.
De carro: já quem se desloca para a Varginha utilizando a
carona da Blablacar, vai ter como principais vias de acesso a
BR-381, a BR-491 e a MG-167.
Onde ficar
Varginha tem
ótimos hotéis e pousadas que ficam na região central ou em áreas mais afastadas. Seja qual for a opção escolhida, fique ciente de que não vai ser difícil achar um bom lugar para descansar entre um passeio e outro na cidade.
Recomendações: a
Benfazejo Pousada, estabelecimento com bar/longe, churrasqueira e terraço; o
Hotel Carajás, que oferece recepção 24 horas, assistências nos passeios e fica no coração da região central e o
Urupês Park Hotel, gracioso hotel que disponibiliza piscina, área de recreação para a família e spa.
Onde Ir
Na década de 1990 a cidade mineira ficou famosa no noticiário nacional por causa do ‘ET de Varginha’, um personagem que hoje já está incorporado ao folclore brasileiro. Graças à hipotética visita do extraterrestre, a cidade conta com a Nave Espacial de Varginha e estátuas e momentos do ET decoram diferentes trechos do núcleo urbano.
Curioso, né? Mas pode esperar por mais na hora de pensar sobre o que fazer em Varginha. Ainda que a relevância mística ou extraterrestre seja incontestável, o município mineiro contempla atrativos interessantes para quem gosta de natureza, café e mostras culturais. Para respirar o ar puro, observar paisagens bonitas e até fazer um piquenique com familiares e amigos, vale a pena conhecer o Parque Novo Horizonte e o Parque Zoobotânico Doutor Mário Frota. Aliás, são lugares incríveis para quem vai viajar com a criançada.
Varginha também é reconhecida pela exportação de café. Então, quando você estiver por lá, reserve um ou mais dias para visitar fazendas com plantações. Uma bem interessante é a Fazenda Experimental de Varginha, que fica a um pouco mais de 5 km do centro. Lá, cada visitante vai conferir as fases de produção da bebida e, é claro, degustar um cafezinho de alto nível.
Se você gosta de cultura e história, visite o Museu Nacional de Varginha, o Espaço da Memória Cultural de Varginha e o belíssimo Theatro Capitólio, local em que são realizadas apresentações de teatro, música e dança.
Onde Comer?
A culinária mineira é uma das mais prestigiadas do Brasil. Portanto, durante a sua passagem por Varginha, guarde uma certeza: você vai comer muito bem. No intervalo entre os passeios vai ficar com muita vontade de parar em um bom restaurante para saborear feijão tropeiro, pão de queijo, doces variados e muito mais.
Onde Comer em Varginha? Vamos às dicas. Caso você aprecie um peixe grelhado nota 10, o Bar do Ernesto é uma elogiada opção gastronômica. Já o Pinga com Torresmo é o ambiente certo para cada um degustar o famoso petisco de Minas Gerais enquanto toma uma cerveja gelada. E o Água Doce Cachaçaria, Sabor de Minas, Miolos Botequim e a Buona Pizza Forno à Lenha são outros points culinários que não vão te decepcionar. Bom apetite.