O buscaOnibus é um site informativo de horários e preços de passagens de ônibus. A venda de passagens é feita através de parceiros de venda, assim, sugerimos que você confira sempre os termos e condições de uso, assim como a área de FAQ do parceiro com o qual fez sua compra, quando houverem dúvidas a respeito de cancelamentos e trocas, por exemplo.
Reunimos aqui algumas das dúvidas mais frequentes quanto ao processo de viagens de ônibus no Brasil.
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.282, não pagam passagem em viagens de ônibus intermunicipais as crianças com até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável.
Alguns procedimentos são necessários para a viagem de crianças, fique atento a eles:
Para um embarque tranquilo, aconselhamos que chegue ao terminal rodoviário pelo menos 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.
Tenha sempre a mãos seu documento de identidade (ou passaporte), a ficha de identificação (que você recebe quando adquire a passagem) devidamente preenchida e sua passagem.
Veja a seguir como proceder no momento de embarque para deficientes físicos:
1. O passageiro pode solicitar autorização para chegar com o veículo (automóvel com motorista) até a plataforma de embarque tendo acesso mais fácil ao ônibus. Lá, o despachante e o motorista do ônibus auxiliarão o passageiro no embarque. Para que o veículo seja autorizado a entrar, o passageiro deverá ligar para a administração do terminal rodoviário comunicando data e horário de embarque.
2. Caso o passageiro chegue à Rodoviária por meio de transporte coletivo ou táxi, deve encaminhar-se para o balcão de informações para que possa ter acesso livre à plataforma de embarque.
3. Se o passageiro não possuir cadeiras de rodas, e houver a necessidade de uma, o terminal rodoviário poderá fornecer o equipamento até o momento do embarque do passageiro.
4. Para os passageiros com deficiência visual é autorizada a viagem com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei n. 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06.
Em todas as situações, a pessoa deve ser acompanhada por funcionários da área operacional até a plataforma de embarque, facilitando seu acesso seguro e com mais conforto até o ônibus.
No site buscaOnibus trabalhamos com parceiros de vendas. Assim, além dos horários de ônibus, você encontra na nossa Central de Passagens de Ônibus opções para comprar suas passagens de ônibus junto aos nossos parceiros de venda, e aproveitar benefícios como:
A seção Central de Passagens de Ônibus tem o objetivo de oferecer ao usuário um maior número de opções para a compra de suas passagens de ônibus. Lembrado que o buscaOnibus não vende as passagens de ônibus diretamente, nossos parceiros de venda são: Brasil by Bus, Clickbus, Guichê Virtual, Quero Passagem, Rodoviária Online, Rodoviária de Goiânia e Plataforma 10.
Saiba como funciona nossa Central de Passagens de Ônibus, faça sua compra e tenha uma ótima viagem!
É assegurado ao usuário solicitar a transferência da data ou horário de embarque, ou ainda, o cancelamento da passagem de ônibus, desde que a solicitação seja feita diretamente no guichê da Empresa Transportadora e no local de origem da viagem, com antecedência mínima de 3 (três) horas do horário estabelecido para o embarque.
Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um (1) ano (12 meses), a partir da data de sua primeira emissão.
Sobre troca/transferência da passagem
A troca de passagens em viagens INTERESTADUAIS é autorizada com até 3 horas antes do horários de embarque, podendo o passageiro alterar destino e origem, pagando diferença de valores caso haja. Após as 3 horas só é possível a remarcação da passagem para a mesma linha, seção e destinos, estando a viação autorizada a cobrança de taxa de 20% sobre o valor da tarifa.
Para viagens INTERMUNICIPAIS,é possível realizar a troca com até 3 horas antes do horário de embarque, porém após uma hora antes do embarque a remarcação não será mais permitida.
A troca/transferência de horário ficará condicionada à disponibilidade de passagens na data e horário desejados pelo usuário.
Sobre cancelamento da passagem
Nas viagens INTERESTADUAIS, o cancelamento deve acontecer com até 3 horas de antecedência do horário de embarque, diretamente com a viação responsável. É permitido à viação a cobrança de 5% do valor do bilhete.
Para as viagens INTERMUNICIPAIS, é válido o mesmo procedimento das viagens interestaduais, porém, após 3 horas antes do embarque não será mais permitido ao passageiro solicitar cancelamento da passagem nem reembolso.
Importante:
Segundo a Resolução nº4282/2014 da ANTT, o não comparecimento do passageiro para embarque ou a não declaração da vontade de desistir antes da configuração do embarque acarretam a perda do direito ao reembolso, mas mantem a validade dos bilhetes para fins de remarcação por até um ano, a partir da data de sua primeira emissão.
Lembrete:
Em caso de compra da passagem em sites terceirizados é importante verificar as condições de cancelamento/transferência/reembolso junto ao próprio site da compra.
De acordo com o Estatuto do Idoso, a lei n° 10.741/2003, o Decreto n° 5.934/2006 e a resolução ANTT n° 1692/2006 as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, dois assentos gratuitos.
Caso os assentos estejam preenchidos, as viações devem concedes desconto mínimo de 50% na compra das passagens.
O "Bilhete de Viagem do Idoso", deve ser solicitado nos pontos de venda da viação e com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de embarque do ponto inicial da linha. Na ocasião,o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de retorno.
Informações detalhadas podem ser encontradas na Cartilha do Idoso oficial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo as informações da ANTT, para viajar junto com seu animal de estimação o passageiro deve seguir algumas orientações: