Mas como ter acesso à Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem, e garantir benefícios na sua passagem de ônibus?
São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, com renda até dois salários-mínimos, que podem ter acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Para garantir a ID Jovem, antes de tudo, é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). A ID Jovem pode ser obtida pelo site do programa social ou via aplicativo.
Com a ID Jovem em mãos, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento em que for adquirir a passagem de ônibus no guichê, além de um documento oficial de identificação com foto. Apesar de não ser necessário, é aconselhável imprimir a ID Jovem. O cartão virtual da ID Jovem tem validade de 180 dias após a sua emissão.
Pesquise no BuscaOnibus horários e passagens de ônibus para suas viagens!
Além da reserva de vagas no sistema de ônibus interestadual, a ID Jovem também estipula o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Para saber mais sobre este benefício, basta acessar aqui.
Neste caso, quem tiver o benefício recusado poderá solicitar por escrito uma justificativa formal da recusa da empresa, que deve constar a data, hora, local e motivo da recusa. Em seguida, poderá realizar uma denúncia na ouvidoria da ANTT, pelo site da agência, ou pelo Disque 166.