A Páscoa é uma das épocas mais gostosas do ano. Além do chocolate e das celebrações em família, muitas pessoas aproveitam o feriadão da Semana Santa para viajar. Mas onde ir na Páscoa: campo, praia, cidade ou chocolate? Selecionamos alguns destaques para você curtir o feriadão.
Para quem curte um friozinho, a dica é Serra Gaúcha. Muito conhecidas e visitadas durante a época de Natal, Gramado, Canela e Nova Petrópolis encantam visitantes na Páscoa com uma deliciosa programação dedicada à amantes de chocolate. E o melhor: os eventos são gratuitos!
Em Gramado, a cidade fica repleta de ovos decorados espalhados. Na Rua Coberta, na região central da cidade, ocorrem atividades para crianças e adultos, como oficinas de chocolate e espaço kids. Além disso, a Parada de Páscoa – um desfile temático gratuito – anima a Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade.
Os eventos religiosos também são destacados no Gramado Aleluia, como a Procissão de Ramos e a Procissão dos Passos, além das missas no dia de Páscoa.
Em Canela, a Praça João Corrêa é o palco da festa dedicada à Páscoa. A programação conta com a Casa do Coelho, o Espaço Teatro dos Bonecos, Casa do Chocolate e desfiles.
As duas cidades também são palco de deliciosas fábricas de chocolates artesanais abertas o ano todo para visitação, na maioria gratuitas, e que agradam aos turistas com suas gostosuras. Lugano, Caracol, Florybal, Prawer e Planalto são algumas das opções na região.
E que tal levar a garotada para se divertir nos parques temáticos "Terra Mágica Florybal" e "O Reino do Chocolate"? A diversão será garantida!
Se você prefere o litoral, há Ilhéus, na Bahia, que além das belas praias é conhecida como a terra do cacau.
Algumas fazendas de cacau abrem para visitação e muitas estão investindo também na produção de chocolates juntos às plantações, agregando ainda mais valor para os turistas que querem conhecer todo o processo dos deliciosos chocolates.
As opções de visitação são variadas, como a Fazenda Primavera, a Fazenda Vitória, a Fazenda Yrerê e a Fazenda Renascer.
Agora, se você gosta de conhecer novas culturas, há boas opções em Santa Catarina e no Paraná.
O destaque catarinense fica por conta de Pomerode, onde acontece anualmente a Osterfest. Por toda a cidade a decoração é incrementada através da Osterbaum - árvore da Páscoa, um dos símbolos tradicionais da cultura alemã.
Na montagem da Osterbaum cada elemento tem um significado, os galhos secos lembram a frieza e a morte de Jesus, já as cascas coloridas representam a alegria da vida na ressurreição de Cristo.
Em 2017, a árvore da Osterfest entrou para o livro dos recordes. Para conseguir o feito, a osterbaum foi enfeitada com 82.404 cascas de ovos de galinha pintadas penduradas nos galhos.
Outras atrações como a Casa do Coelho, exposição de ovos, oficinas artísticas, desfiles e a Ostermarkt - feira de Páscoa com apresentações folclóricas, concursos e gastronomia especial animam a pequena cidade de colonização alemã.
Também em Santa Catarina, a cidade de Blumenau, famosa pela Oktoberfest e outras manifestações da cultura alemã, também sedia uma comemoração de Páscoa que vem crescendo nos últimos anos. A Páscoa em Blumenau acontece na Vila Germânica e envolve culinária e atividades lúdicas para crianças.
Já no Paraná, o destaque com certeza não é o chocolate. Uma antiga tradição trazida pelos imigrantes ucranianos e poloneses ainda tem espaço por lá, são os ovos pintados à mão, ou melhor, as pyssankas, que simbolizam desejos de prosperidade, fartura, saúde e boa sorte.
Os ovinhos delicadamente trabalhados são como talismãs que protegem contra o mal e garantem a felicidade e a saúde de quem os recebe. Um ótimo presente, não? Que tal aprender como criar a sua própria pyssanka e presentear quem você gosta?
Em cidades com forte imigração de origem eslava há comemorações típicas e produção das pyssankas para servirem como presentes nos lugares dos ovos de chocolates. Cidades como Curitiba (PR) e Prudentópolis (PR) são alguns exemplos. Em todas, a tradição segue viva com festas e até monumentos.
Em Curitiba acontece no sábado de Aleluia, a Swieconka e a Benção dos Alimentos, respectivamente nos Memoriais da Imigração Polonesa e Ucraniana. Durante os eventos há apresentações culturais, artesanato e gastronomia típicos e a bençãos dos alimentos, que serão consumidos no domingo de Páscoa, e dos pyssankas.
Para quem gosta da história bíblica, um destino imperdível na Páscoa é Nova Jerusalém, uma cidade-teatro em Pernambuco que sedia anualmente a encenação da Paixão de Cristo, que recria os últimos passos de Jesus antes da crucificação. A peça é encenada pelas ruas de Nova Jerusalém e conta com atores renomados no seu elenco, atraindo dezenas de milhares de espectadores anualmente.
Aproveite para planejar a sua viagem no BuscaOnibus e tenha uma ótima Páscoa!