• Perguntas Frequentes

O buscaOnibus é um site informativo de horários e preços de passagens de ônibus. A venda de passagens é feita através de parceiros de venda, assim, sugerimos que você confira sempre os termos e condições de uso, assim como a área de FAQ do parceiro com o qual fez sua compra, quando houverem dúvidas a respeito de cancelamentos e trocas, por exemplo.

Reunimos aqui algumas das dúvidas mais frequentes quanto ao processo de viagens de ônibus no Brasil.

Crianças

1. Há diferença no valor da passagem para crianças?

De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.282, não pagam passagem em viagens de ônibus intermunicipais as crianças com até 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável.

2. Como acontece o embarque de menores de idade em viagens de ônibus?

Alguns procedimentos são necessários para a viagem de crianças, fique atento a eles:

  • Os pais que desejam viajar com crianças menores de 12 anos deverão apresentar a certidão de nascimento e/ou documento de identidade do filho no momento do embarque. O mesmo procedimento se dá para parentes de até 3º grau (avós, tios, irmãos maiores de 18 anos), guardião ou tutor legal.
    • É necessária ainda a apresentação do documento original de identidade do adulto para comprovar o grau de parentesco e caso não haja parentesco o acompanhante deverá apresentar uma autorização escrita pelo pai ou pela mãe da criança, com firma reconhecida, contendo o nome completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta, além de estar anexada uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança.
    • Essa autorização não se faz necessária quando a viagem for para a mesma região metropolitana ou estado.
  • As crianças menores de 12 anos que viajem desacompanhadas precisarão de autorização dos pais e uma autorização judicial. Essa autorização pode ser conseguida no Posto do Juizado de Menores, Vara da Infância e da Juventude ou no Fórum da cidade onde reside.
    • Normalmente as Rodoviária possuem Juizados de Menores, consulte os serviços existentes em diversas Rodoviárias brasileiras aqui.
  • Menores com idade entre 12 e 17 anos podem viajar desacompanhados, desde que possuam documento de identificação original com foto.

Em casos de viagens de ônibus internacionais, as crianças de até 12 anos e adolescentes acompanhados somente por um dos pais (pai ou mãe) só poderão viajar com a autorização do outro (mãe ou pai) por meio de documento com firma reconhecida.

Embarque

1. Com qual antecedência devo chegar no terminal rodoviário para embarcar?

Para um embarque tranquilo, aconselhamos que chegue ao terminal rodoviário pelo menos 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.

2. Quais documentos são necessários para viajar de ônibus?

Tenha sempre a mãos seu documento de identidade (ou passaporte), a ficha de identificação (que você recebe quando adquire a passagem) devidamente preenchida e sua passagem.

3. Sou deficiente físico. Como devo proceder para viajar de ônibus?

Existem três alternativas de embarque para deficiêntes físicos:

1. O passageiro pode solicitar autorização para chegar com o veículo (automóvel com motorista) até a plataforma de embarque tendo acesso mais fácil ao ônibus. Lá, o despachante e o motorista do ônibus auxiliarão o passageiro no embarque. Para que o veículo seja autorizado a entrar, o passageiro deverá ligar para a administração do terminal rodoviário comunicando data e horário de embarque.

2. Caso o passageiro chegue à Rodoviária por meio de transporte coletivo ou táxi, deve encaminhar-se para o balcão de informações para que possa ter acesso livre à plataforma de embarque.

3. Se o passageiro não possuir cadeiras de rodas, e houver a necessidade de uma, o terminal rodoviário poderá fornecer o equipamento até o momento do embarque do passageiro.

4. Para os passageiros com deficiência visual é autorizada a viagem com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei no 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06.

Em todas as situações, a pessoa deve ser acompanhada por funcionários da área operacional até a plataforma de embarque, facilitando seu acesso seguro e com mais conforto até o ônibus.

Passagens

1. Como comprar sua passagem de ônibus no buscaOnibus?

No site buscaOnibus trabalhamos com parceiros de vendas. Assim, além dos horários de ônibus, você encontra na nossa Central de Passagens de Ônibus opções para comprar suas passagens de ônibus juntos aos nossos parceiros de venda, e aproveitar benefícios como:

  • Comodidade;
  • Simples, fácil e prático;
  • Acesso rápido a Informações;
  • Compras em qualquer horário e de qualquer lugar;
  • Passagens sem filas - consulte os parceiros de venda que oferecem guichês exclusivos;
  • Parceiros de venda selecionados criteriosamente para melhor atender nossos usuários;

A seção Central de Passagens de Ônibus tem o objetivo de oferecer ao usuário um maior número de opções para a compra de suas passagens de ônibus. Lembrado que o buscaOnibus não vende as passagens de ônibus diretamente, nossos parceiros de venda são: Brasil by bus, Clickbus, Guichê virtual, Netviagens, Quero passagem, Rodoviária online e Rodoviária de Goiânia.

Saiba melhor como funciona nossa Central de Passagens de Ônibus, faça sua compra e tenha uma ótima viagem!

2. É possível cancelar ou transferir passagens de ônibus?

É assegurado ao usuário solicitar a transferência da data ou horário de embarque, ou ainda, o cancelamento da passagem de ônibus, desde que a solicitação seja feita diretamente no guichê da Empresa Transportadora e no local de origem da viagem, com antecedência mínima de três(3) horas do horário estabelecido para o embarque.

Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um (1) ano (12 meses), a partir da data de sua primeira emissão.

Sobre troca/transferência da passagem

A troca de passagens em viagens INTERESTADUAIS é autorizada com até 3 horas antes do horários de embarque, podendo o passageiro alterar destino e origem, pagando diferença de valores caso haja. Após as 3 horas só é possível a remarcação da passagem para a mesma linha, seção e destinos, estando a viação autorizada a cobrança de taxa de 20% sobre o valor da tarifa.

Para viagens INTERMUNICIPAIS,é possível realizar a troca com até 3 horas antes do horário de embarque, porém após uma hora antes do embarque a remarcação não será mais permitida.

A troca/transferência de horário ficará condicionada à disponibilidade de passagens na data e horário desejados pelo usuário.

Sobre cancelamento da passagem

Nas viagens INTERESTADUAIS, o cancelamento deve acontecer com até 3 horas de antecedência do horário de embarque, diretamente com a viação responsável. É permitido à viação a cobrança de 5% do valor do bilhete.

Para as viagens INTERMUNICIPAIS, é válido o mesmo procedimento das viagens interestaduais, porém, após 3 horas antes do embarque não será mais permitido ao passageiro solicitar cancelamento da passagem nem reembolso.

Importante:

Segundo a Resolução nº4282/2014 da ANTT, o não comparecimento do passageiro para embarque ou a não declaração da vontade de desistir antes da configuração do embarque acarretam a perda do direito ao reembolso, mas mantem a validade dos bilhetes para fins de remarcação por até um ano, a partir da data de sua primeira emissão.

Lembrete:

Em caso de compra da passagem em sites terceirizados é importante verificar as condições de cancelamento/transferência/reembolso junto ao próprio site da compra.

3. Quem tem direito a passagens gratuítas? E como solicitar?

De acordo com o Estatuto do Idoso, a lei n° 10.741/2003, o Decreto n° 5.934/2006 e a resolução ANTT n° 1692/2006 as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, dois assentos gratuitos.

Caso os assentos  estejam preenchidos, as viações devem concedes desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

O "Bilhete de Viagem do Idoso", deve ser solicitado nos pontos de venda da viação e com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de embarque do ponto inicial da linha. Na ocasião,o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de retorno.

Informações detalhadas podem ser encontradas na Cartilha do Idoso oficial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Transporte de Animais

1. Posso levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?

Segundo as informações da ANTT, para viajar junto com seu animal de estimação o passageiro deve seguir algumas orientações:

  • O animal deve estar em dia com a vacinação, conforme caderneta própria.
  • O proprietário do animal deve obter de um veterinário um laudo ou atestado de sanidade.
  • O animal não pode estar solto a bordo do ônibus e deverá estar “guardado” em um recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte, sem água e/ou alimentos no interior da gaiola ou caixa;
  • Se o animal for de porte “médio”, “grande” ou “gigante”, não é permitido o transporte em ônibus (inclusive no bagageiro).
  • O deficiente visual poderá viajar com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei no 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06.
  • Para o trânsito de outras espécies de animais, além de cães e gatos, o passageiro deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”. Esse documento costuma ser válido apenas para um trecho da viagem.
  • Aconselhamos que sempre consulte a empresa de ônibus pela qual pretende viajar para entender melhor as normas internas adotadas pela mesma.
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