Porto Alegre-RS

Porto Alegre

Porto Alegre, é conhecida por sua diversidade cultural, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e pessoas que marcaram a história do Brasil, entre os quais a cantora Elis Regina e o poeta Mário Quintana. A cidade, que foi construída às margens do Rio Guaíba, recebe diariamente milhares de turistas em busca das peculiaridades da capital ou das maravilhas da Serra Gaúcha, que fica a uma distância de apenas 120 quilômetros da cidade.

Confira os horários de ônibus para Porto Alegre e aproveite para conhecer a cidade mais meridional do país.

Mapa de Ônibus para Porto Alegre

Pesquise horários de ônibus para Porto Alegre, compare preços e compre a sua passagem de ônibus para Porto Alegre na nossa Central de Passagens.

Chegando em Porto Alegre

De ônibus

O desembarque é realizado na Estação Rodoviária de Porto Alegre, situada no Centro Histórico. O visitante tem a opção de utilizar o transporte público que dispõe de ônibus, metrô e trem ou os táxis, que têm ponto na própria Rodoviária.

De avião

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado a apenas 15 minutos do centro da cidade, recebe os vôos que saem das principais capitais do Brasil. Para se deslocar do Aeroporto para outras regiões da cidade, o visitante pode utilizar o Metrô, que possui uma estação anexa ao Aeroporto, linhas de ônibus urbanos e intermunicipais, que fazem a ligação com bairros e municípios próximos ou optar pelos taxis das cooperativas.

Onde ficar

Algumas das opções de bairros para se hospedar são o Moinhos de Vento onde está a maior concentração de hotéis em Porto Alegre e o bairro Cidade Baixa, com bastante agito noturno para os adeptos a boemia.

Há ainda alguns hotéis mais ao sul da cidade, na direção da Praia de Belas. O atrativo aqui é estar mais próximo do Estádio Beira Rio. No entanto, o visitante que optar por essa região ficará distante dos demais pontos turísticos de Porto Alegre e do Aeroporto.

Onde ir

Às Margens do Rio Guaíba, a cidade, que apesar de seus 1,5 milhão de habitantes, ainda conserva os ares e as tradições de uma cidade pequena, como passear pelos parques aos domingos de manhã,  preparar um bom churrasco ou se deliciar num chimarrão com o vizinho.

Começe o passeio pelas ruas do centro-histórico, um lugar onde é possivel apreciar parte da história dos porto-alegrenses, com seus museus e monumentos.

Na Praça da Alfândega, por exemplo, pode-se visitar o Museu de Arte e o Memorial do Rio Grande do Sul, além do Clube do Comércio. É lá que as famosas estátuas de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade estão erguidas, se deixando abraçar e fotografar. O Mercado Público também está localizado no Centro Histórico e além de patrimônio arquitetônico, é famoso pela variedade de produtos oferecidos em suas dependências.

Mas não saia de Porto Alegre sem visitar a Rua da Praia, mais conhecida como Rua dos Andradas, o “berço” de Porto Alegre ou então, o Lago Guaíba, ponto de encontro de moradores e turistas. Assistir o pôr-do-sol no Guaíba é um espetáculo para os olhos e para a alma.

Conheça também a Usina do Gasômetro, rico espaço cultural e programa imperdível para se fazer sem pressa.

Parques não faltam em Porto Alegre, tem o Farroupilha, com monumentos importantes, pedalinhos no lago e minizô. Bem próximo fica o Brique da Redenção, que abriga uma feira de antiguidades aos domingos. O Parcão, apelido do Parque Moinhos de Vento, é um dos mais frequentados durante todo o período do dia.

Para aqueles que preferem o agito noturno, Porto Alegre é movimentada, e encanta os visitantes. O bairro da Cidade Baixa é o mais descolado e “fashion”, concentrando dezenas de bares, botequins e casas com música ao vivo entre as ruas João Alfredo, Lima e Silva e República.

Outra boa pedida é conhecer o repertório da música nativista, acompanhado de danças típicas apresentadas em shows dos centros de tradição gaúcha, CTG’s. É um bom lugar para quem gostar de conhecer bem os costumes e cultura do lugar.

Porto Alegre é uma cidade que realiza grandes eventos, o maior deles é a Feira do Livro, sempre na primeira quinzena de novembro, na Praça da Alfândega. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

Quando for à Porto Alegre, não deixe de visitar Gramado e Canela, as serras gaúchas. As cidades ficam a 120 km de Porto Alegre e diariamente saem diversos ônibus de Porto Alegre para Gramado. A cidade tem atrações para todos os gostos, desde| passeios de pedalinhos, cidades-miniaturas do Minimundo, fábricas de chocolate, rodízios de foundue, entre outras deliciosas atrações.

Já em Canela, cidade ao lado de Gramado, vale a pena conhecer a Cachoeira do Caracol, que fica no Parque do Caracol. Uma ótima atração que Canela oferece aos seus visitantes

Onde comer

A gastronomia gaúcha tem o como carro-chefe, o churrasco, com a tradicional costela de gado e uma enorme variedade de cortes de carne.

Dar uma volta no centro da cidade pode sempre nos reservar gratas surpresas. Em Porto Alegre, muitas destas podem ser encontradas no Mercado Muncipal e ruas arredores, há muitas opções para comer barato por lá. Para quem não quer gastar muito, pode optar em parar em alguma das barraquinhas do lado de fora e comer um pastel ou lanche.

Bairros como o Moinhos de Vento ou a Cidade Baixa, dispõem de restaurantes com opções e cardápios variados.

Siga @buscaonibus no  Twitter