Recife

O Recife é uma cidade que tem a Cultura e a Natureza como características marcantes, a arte faz parte do dia-a-dia dos recifenses e pode ser vista nos inúmeros ateliês de artistas locais e museus que valorizam a cultura local e sua história.

A cidade é embalada pelo frevo, ritmo que faz o seu povo “frevilhar” o ano todo. Sentiu a energia da capital de Pernambuco? Então vamos nessa conhecer mais uma capital do nordeste e suas maravilhas. Os Rios Capibaribe e Beberibe, cortam a cidade que é interligada por várias pontes e margeada por mangues e segundo costumam dizer os recifenses, o deságue dos dois rios “forma o oceano atlântico”.

Além de belas praias urbanas, Recife é repleta de  riquezas histórico-culturais com variadas manifestações folclóricas, com destaque o carnaval. É no Recife que se encontra a maior agremiação carnavalesca do mundo, título conferido ao Galo da Madrugada, um bloco que mobiliza mais de 2 milhões de pessoas vindas de todo o Brasil.

Mapa de Ônibus de Recife

No mapa abaixo, selecione uma das cidades ou pesquise a sua cidade. Consulte horários de ônibus de Recife, compare preços e compre as suas passagens de ônibus de Recife na nossa Central de Passagens.

Chegando em Recife

De ônibus: O desembarque dos ônibus no Recife é realizado na Rodoviária de Recife (TIP), localizada a 16 Km da cidade. A Rodoviária do Recife possui uma estação de metrô anexa, aumentando as opções de mobilidade e ligação para outras regiões da cidade.

De avião: O Aeroporto Internacional do Recife é o destino de vôos nacionais e internacionais, e fica no bairro de Ibiribeira. O local é estratégico, sendo de fácil acesso para diversos pontos da cidade e grande parte dos hotéis, que ficam próximos de onde você vai desembarcar. Uma das linhas de ônibus urbano faz o trajeto Aeroporto - Rodoviária, de onde saem diversos ônibus que fazem a ligação para outros bairros da cidade, além do serviço de metrô. Você pode ainda utilizar os serviços de táxi ou empresas de locações de automóveis, localizados na área externa de desembarque do Aeroporto.

Onde ficar

Recife tem uma das melhores infraestruturas turísticas do Nordeste, com um setor hoteleiro que oferece hospedagens de diversas categorias, em sua maioria, em frente ao mar ou bem próximas às praias.

A grande maioria dos hotéis se concentra no trecho entre Boa Viagem e Pina, sendo Boa Viagem a escolha preferida dos turistas, pela quantidade de bares e restaurantes, além da proximidade com a melhor praia da cidade. A região também tem como atrativo, as variadas opções de transportes para diversos bairros da região metropolitana.

Os hotéis da orla têm ótima vista para o mar, mas se você não faz questão de ver o mar ao acordar, ficar em um hotel em uma das ruas mais internas pode ajudar a economizar. Para evitar problemas e garantir uma hospedagem bacana, faça a sua reserva com antecedência, especialmente se você planeja viajar no Carnaval.

Quem tem como foco conhecer a história de Recife e Olinda, pode se valer de algumas opções de hospedagem no Centro de Recife ou ficar em Olinda - a cidade vizinha, que possui pequenas pousadas no Centro Histórico com diárias a preços convidativos.

Onde ir

A Praia de Boa Viagem é principal praia urbana, muito frequentada por turistas e moradores, e tem como característica suas areias claras, coqueiros e um mar de águas verdes com várias piscinas naturais. O calçadão é extenso, mas um dos pontos mais famosos e concorridos é o trecho que fica em frente ao Edifício Acaiaca.

Vale lembrar para ficarem atentos as placas de sinalizações de onde é permitido banhar-se, que é somente nas áreas protegidas por recifes naturais. Devido à presença de tubarões nesta praia, nada de ultrapassar as áreas demarcadas e nada de surf em Boa Viagem, pois é proibido.

As opções de lazer não ficam somente em Boa Viagem. Passear pelos bairros do Recife Antigo, Santo Antônio, São José e Boa Vista é como embarcar numa aula de história com as imagens reais das igrejas e arquitetura que remetem ao período que os portugueses e holandeses disputaram o território.

Aprecie, sem moderação, o visual da cidade a partir do Marco Zero, à beira do Rio Capibaribe, ainda no coração do Recife você pode visitar o Memorial Luiz Gonzaga e o Memorial Chico Science, fundador do Movimento Manguebeat.

A noite recifense vai de Boa Viagem ao Recife Antigo e oferece opções que vão de dançar ao ritmo do Maracatu (ritmo originário de Pernambuco, assim como frevo), aos pubs e boates espalhadas entre o Centro e Boa Viagem, com seu repertório de música eletrônica.

Um programa obrigatório para quem visita a capital de Pernambuco, é dar uma esticadinha em Olinda, Patrimônio Cultural Mundial, que fica somente a 7 Km da capital. Andar a pé pelas ladeiras de Olinda é a melhor maneira de conhecer a essência e o clima da cidade que respira e valoriza a cultura. As paisagens, repletas de belos casarões históricos, igrejas e ateliês encantam turistas do mundo todo.

Onde comer

Quando se trata da culinária local, assim como na maioria das cidades do nordeste, o carro-chefe são os frutos do mar. Mas as sobremesas regionais merecem destaque: o tradicional bolo de rolo (massa finíssima de pão-de-ló e recheada com goiabada derretida) e a cartola (banana frita com queijo de manteiga e canela) são verdadeiras iguarias facilmente encontradas nos restaurantes de comidas típicas.

Para degustar tantas delícias, siga em direção à Boa Viagem e também aos bairros residenciais do Recife como, Casa Forte e Espinheiro.

Em Olinda, a charmosa Rua do Amparo dispõe de diversas opções gastronômicas, e no Alto da Sé, as barraquinhas espalhadas pelo bairro, servem as melhores tapiocas da região.

Eventos, Festas, Festivais e outras Paradas

São João de Campina Grande

São João de Campina Grande

De 05 de junho a 05 de julho, Campina Grande sedia a maior festa de São João do Mundo, regada à muito forró e animação. Saiba como ir de ônibus para Campina Grande.

Ler mais
Newsletter buscaOnibus - Clique aqui e fique por dentro das novidades
Siga @buscaonibus no  Twitter