Brasília-DF

Brasília

No dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo também uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto.

Brasília a capital do Brasil, é uma cidade completa possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi. A cidade é um cartão postal, um convite para os turistas que chegam diariamente de avião ou de ônibus em Brasília para contemplar o que a cidade tem de melhor.

Mapa de Ônibus para Brasília

Pesquise horários de ônibus para Brasília, compare preços e compre a sua passagem de ônibus para Brasília na nossa Central de Passagens.

Chegando em Brasília

De ônibus: O seu destino é a Rodoviária Interestadual de Brasília, que situa-se ao lado da Estação Shopping do Metrô de Brasília. De fácil acesso para quem chega a capital e vai utilizar transportes públicos, existem vários horários de ônibus de Brasília chegando e saindo de diversas cidades.

De avião: O Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek, que fica localizado no Lago Sul, é o destino de inúmeros voos que saem das principais capitais do Brasil. Quem desembarca no Aeroporto pode usar a linha 113 de ônibus executivo, uma das linhas de ônibus urbano, ou utilizar o serviço de táxis, localizados na area externa do desembarque. Existem também seis empresas de locação de automóveis no Aeroporto. Você pode encontrar mais informações incluindo os horários de ônibus acessando o site oficial do Aeroporto de Brasília.

Onde ficar

Nos finais de semana os hotéis costumam baixar até pela metade o valor das diárias e até os moradores da cidade aproveitam. O tempo é suficiente para conhecer os principais pontos de Brasília.  Tudo isso por que muitas pessoas chegam na Rodoviária de Brasília ou no Aeroporto de Brasília durante a semana com o intuito de turismo de negócios.

Escolher a região para se hospedar é fácil. A setorização da capital ajuda a vida do turista. A grande maioria das opções de hotel está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN). As duas áreas são muito centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos. É possível ir a pé até Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Praça dos Três Poderes. Comércio também não falta. Os dois setores têm shoppings próximos.

Para quem prefere algo menos agitado, a indicação é hospedar-se à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN). A região é muito tranquila e próxima ao Palácio da Alvorada.

Onde ir

Brasília possui uma intensa vida noturna e cultural. Além das riquezas naturais em abundância, como cachoeiras, grutas e lagos, cenários perfeitos para passeios e a prática de esportes em meio a natureza.

A sede administrativa do País também é conhecida pela sua diversidade religiosa: a Catedral de Brasília, primeiro monumento da cidade, e o Templo Budista da Terra Pura são dois pontos turísticos para visitação. Cada um com suas diferenças e encantos.

Um excelente local para se ter ideia do tamanho da cidade e desfrutar de uma vista privilegiada, é visitar a Torre de Televisão, que tem uma simpática feirinha de artesanato ao lado, e fica próxima do Centro. Depois de olhar Brasília do alto a pedida é ir aos mais tradicionais e históricos pontos turísticos.

O Memorial JK, museu em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela mudança da capital para o Planalto Central.

O Palácio do Itamaraty, que é uma das arquiteturas mais visitadas da capital e a Praça dos Três Poderes não devem ficar fora do seu roteiro. Um dos locais mais procurados para apreciar o lindo céu de Brasília e ver o pôr-do-sol é o famoso Lago Paranoá, um lago construído artificialmente que é símbolo da cidade.

A noite brasiliense é bem intensa, mas a preferência dos candangos é o bom e velho bar. Eles estão sempre lotados e opções nas asas Sul e Norte não faltarão. Praticamente todas as quadras tem um.

Outro ponto turistico interessante de conhecer é o Parque Nacional de Brasília, cuja principal atração do são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes da criação de Brasília. O parque  dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Existem algumas cidades próximas de Brasília, que são destino de milhares de turistas. A 150 Km de Brasília está Pirenópolis, pequena cidade do interior de Góias, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que conserva um aspecto antigo e bucólico, cercada por morros e cachoeiras. Ela é um dos destinos mais procurados pelos turistas que vão visitar a capital federal e também estão procurando sossego, turismo de aventura e contato intenso com a natureza, para quem quiser conhecer, saem diariamente ônibus de Brasília para Pirenópolis.

Onde comer

Terceiro maior polo gastronômico do país, Brasília é um convite aos amantes da boa comida. A miscigenação da população atrai todo tipo de restaurante: são mais de 80 embaixadas do mundo e imigrantes de todas as regiões do Brasil que dão sabor à culinária local.

Caso você seja do tipo que gosta de ver para escolher, algumas regiões concentram boas pedidas. A comercial 404/405 Sul oferece tantas opções que é conhecida como “rua dos restaurantes”, assim como a 201/202 Sul e a 213/214 Norte. A asa sul é um bairro muito antigo de brasília, talvez o mais antigo e onde concentra a maior parte de bares, baladas e restaurantes do DF.

O Pontão do Lago Sul e a orla da Ponte JK unem o clima de verão do Lago Paranoá à boa comida. Alguns hotéis também dispõem de excelentes restaurantes. Para um clima mais caseiro, basta dar uma volta na Vila Planalto e escolher entre as várias casas especializadas na gastronomia regional.

Siga @buscaonibus no  Twitter