Brasília

No dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo também uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central. Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto.

Brasília a capital do Brasil, é uma cidade completa possui um dos melhores índices de qualidade de vida do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi. A cidade é um cartão postal, um convite para os turistas que chegam diariamente de avião ou de ônibus em Brasília para contemplar o que a cidade tem de melhor.

Mapa de Ônibus para Brasília

No mapa abaixo, selecione ou pesquise a sua cidade. Consulte horários de ônibus para Brasília, compare preços e compre as suas passagens de ônibus para Brasília na nossa Central de Passagens.

Chegando em Brasília

De ônibus: O seu destino é a Rodoviária Interestadual de Brasília, que situa-se ao lado da Estação Shopping do Metrô de Brasília. De fácil acesso para quem chega a capital e vai utilizar transportes públicos, existem vários horários de ônibus de Brasília chegando e saindo de diversas cidades.

De avião: O Aeroporto Internacional de Brasília - Juscelino Kubitschek, que fica localizado no Lago Sul, é o destino de inúmeros voos que saem das principais capitais do Brasil. Quem desembarca no Aeroporto pode usar a linha 113 de ônibus executivo, uma das linhas de ônibus urbano, ou utilizar o serviço de táxis, localizados na area externa do desembarque. Existem também seis empresas de locação de automóveis no Aeroporto. Você pode encontrar mais informações incluindo os horários de ônibus acessando o site oficial do Aeroporto de Brasília.

Onde ficar

Nos finais de semana os hotéis costumam baixar até pela metade o valor das diárias, e um final de semana é normalmente suficiente para uma visita breve aos principais pontos turísticos de Brasília.  Essa contradição com outras cidades turísticas, acontece porque a maioria das pessoas viaja para Brasília a negócios, durante a semana.

Escolher a região para se hospedar é fácil. A setorização da capital ajuda a vida do turista. A grande maioria das opções de hotel está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN). As duas áreas são muito centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos. É possível ir a pé até Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Praça dos Três Poderes. Comércio também não falta, já que os dois setores têm shoppings próximos.

Para quem prefere algo menos agitado, a indicação é hospedar-se à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN). A região é muito tranquila e próxima ao Palácio da Alvorada.

Onde ir

Brasília possui uma intensa vida noturna e cultural. Além das riquezas naturais em abundância, como cachoeiras, grutas e lagos, cenários perfeitos para passeios e a prática de esportes em meio a natureza.

A sede administrativa do País também é conhecida pela sua diversidade religiosa: a Catedral de Brasília, primeiro monumento da cidade, e o Templo Budista da Terra Pura são dois pontos turísticos para visitação. Cada um com suas diferenças e encantos.

Um excelente local para se ter ideia do tamanho da cidade e desfrutar de uma vista privilegiada, é visitar a Torre de Televisão, que tem uma simpática feirinha de artesanato ao lado, e fica próxima do Centro. Depois de olhar Brasília do alto a pedida é ir aos mais tradicionais e históricos pontos turísticos.

O Memorial JK, museu em homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek, responsável pela mudança da capital para o Planalto Central.

O Palácio do Itamaraty, que é uma das arquiteturas mais visitadas da capital e a Praça dos Três Poderes não devem ficar fora do seu roteiro. Um dos locais mais procurados para apreciar o lindo céu de Brasília e ver o pôr-do-sol é o famoso Lago Paranoá, um lago construído artificialmente que é símbolo da cidade.

A noite brasiliense é bem intensa, mas a preferência dos candangos é o bom e velho bar. Eles estão sempre lotados e opções nas asas Sul e Norte não faltarão. Praticamente todas as quadras tem um.

Outro ponto turistico interessante de conhecer é o Parque Nacional de Brasília, cuja principal atração do são as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes da criação de Brasília. O parque  dispõe de duas trilhas na área interna, a da Capivara, com duração de cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Existem algumas cidades próximas de Brasília, que são destino de milhares de turistas. A 150 Km de Brasília está Pirenópolis, pequena cidade do interior de Góias, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que conserva um aspecto antigo e bucólico, cercada por morros e cachoeiras. Ela é um dos destinos mais procurados pelos turistas que vão visitar a capital federal e também estão procurando sossego, turismo de aventura e contato intenso com a natureza, para quem quiser conhecer, saem diariamente ônibus de Brasília para Pirenópolis.

Onde comer

Terceiro maior polo gastronômico do país, Brasília é um convite aos amantes da boa comida. A miscigenação da população atrai todo tipo de restaurante: são mais de 80 embaixadas do mundo e imigrantes de todas as regiões do Brasil que dão sabor à culinária local.

Caso você seja do tipo que gosta de ver para escolher, algumas regiões concentram boas pedidas. A comercial 404/405 Sul oferece tantas opções que é conhecida como “rua dos restaurantes”, assim como a 201/202 Sul e a 213/214 Norte. A asa sul é um bairro muito antigo de brasília, talvez o mais antigo e onde concentra a maior parte de bares, baladas e restaurantes do DF.

O Pontão do Lago Sul e a orla da Ponte JK unem o clima de verão do Lago Paranoá à boa comida. Alguns hotéis também dispõem de excelentes restaurantes. Para um clima mais caseiro, basta dar uma volta na Vila Planalto e escolher entre as várias casas especializadas na gastronomia regional.

Eventos, Festas, Festivais e outras Paradas

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana?! O buscaOnibus te ajuda a chegar a Ouro Preto ou a Mariana para curtir o evento

Ler mais
Festival de Dança de Joinville 2017

Festival de Dança de Joinville 2017

Atrações nacionais e internacionais farão parte do maior festival de dança do mundo em Joinville. Veja como viajar de ônibus para Joinville e aproveitar os espetáculos

Ler mais
Festival de Inverno de Campos do Jordão 2017

Festival de Inverno de Campos do Jordão 2017

Vem aí a 48ª edição do Festival de Inverno em Campos do Jordão, de 1º de julho a 30 de julho. O buscaOnibus te ajuda a chegar de ônibus a Campos do Jordão e aproveitar o que há de melhor de música clássica da América Latina.

Ler mais
Festa Literária de Paraty 2017

Festa Literária de Paraty 2017

De 26 a 30 de julho, Paraty sedia a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Saiba como ir de ônibus para Paraty.

Ler mais
Festa do Peão de Boiadeiro Barretos 2017

Festa do Peão de Boiadeiro Barretos 2017

Um dos maiores rodeios do mundo! A Festa do Peão de Barretos acontece entre 17 e 27 de agosto. Saiba como chegar de ônibus a Barretos e aproveitar as atrações.

Ler mais
Rock in Rio 2017

Rock in Rio 2017

De 15 a 24 de setembro, vai rolar o Rock in Rio Brasil 2017, um dos maiores festivais do planeta. Fique por dentro e saiba como ir de ônibus para o Rio de Janeiro.

Ler mais
Newsletter buscaOnibus - Clique aqui e fique por dentro das novidades